E assim se passou o dia no desfile de Carnaval de Jugueiros onde, debaixo de chuva, se estreou a nossa equipa feminina de Jogo do Pau. As actividades e solicitações com o Jogo do Pau não param, trazendo até nós um retorno caloroso do trabalho que desenvolvemos todos os dias da semana. Sim! Todos os dias, com treinos pelo meio, se pensa Jogo do Pau. É um amor permanente.

Mas voltemos à deliciosa notícia de estreia das “nossas meninas”. O mestre Avelino Nogueira, visivelmente contente, comentou o seguinte:

“As jogadoras estiveram num nível muito bom, ao longo de uma marcha de 4 km. Fantástica capacidade de resistência e de esforço. Bravas!”

A Mariana Pacheco, uma das dedicadas jogadoras, fez o resumo deste dia da seguinte maneira:

” No dia em que todos celebram o ser Mulher. Em que nós, mulheres, celebramos as conquistas e lembramos a história.
Celebremos assim também esta nossa conquista, este fazer história. Primeiro grupo Feminino de Jogo do Pau, primeira demonstração, bem molhada e certamente abençoada!
São magníficas estas meninas mulheres. 💪😍
Recordando as palavras do meu avô “Não és melhor, nem pior que ninguém. És diferente!” Mais do que nunca ressoam estas palavras na minha mente. E caramba, é tão bom ser diferente. “Transforme-se em fera sem perder sua graça de ave”❤
 
É com muito orgulho e carinho que os líderes e professores do grupo viram este projecto nascer e desenvolver-se até aqui. Sem dúvida que crescerá ainda mais e sem dúvida que o Grupo Feminino de Jogo do Pau do CCRJ de Cepães veio para ficar.
Mais um grupo (dentro do CCRJC) a carregar a tradição de Fafe e, mais uma vez, o nosso grupo a liderar pelo exemplo.
 
A tradição do Jogo do Pau de Fafe está muito viva e a representar um património ÚNICO no Distrito, no País e no Mundo.
A ideia principal deste nosso projecto foi a de alargar o ensino  do Jogo do Pau do CCRJC e poder mostrar a todos, se dúvidas houvesse, que de facto não há qualquer problema com a prática Jogo do Pau por mulheres. Desta forma, mantendo o grupo masculino, fazemos a tradição ainda mais viva e alargada a mais pessoas.
Temos de agradecer publicamente a todas as jogadoras que se entregam ao treino, que abdicam de horas pessoais e que possuem uma paixão enorme pelo Jogo do Pau. Elas são um património do Grupo de Jogo do Pau.