Poderia ser mais uma Feira, mas não! O Cepães Milenar é único ao apresentar uma mistura de cultura, tradição e história do Povo, misturado com espectáculos constantes.

Vamos ao que não é! Não é uma feira medieval, não é uma feira religiosa, não é uma feira de comércio. Desde a Vitela Assada, Cerveja Artesanal, Chapéus de Palha, ao Artesanato local… até jogos Populares (trazidos pelos TOKA a JOGAR, da cidade da Guarda), grupo de bombos, concertinas, teatro de rua, demonstrações de folclore, demonstrações de Jogo do Pau… enfim, tudo num toque antigo (“vintage”, como agora se diz) regado com muita alegria e trajes à época.

No fim de semana de 5, 6 e 7 de Agosto de 2022, a freguesia de Cepães recuou no tempo com a segunda edição da iniciativa ‘Cepães Milenar’.

Uma vez mais em homenagem à terra e tradições, por meio da arte e da cultura – a iniciativa foi organizada pelo Centro Cultural e Recreativo da Juventude de Cepães e a MOVE Artes – “A Arte em movimento”, com o apoio da Junta de Cepães-Fareja.

Segundo Óscar Cunha um dos organizadores:

Este ano o Cepães Milenar foi maior e com mais pessoas. Diversificamos as peças de Teatro, conseguimos ter mais participantes do lado da cultura e mais pessoas a visitar. Mesmo num fim de semana recheado de Festas, conseguimos uma grande afluência de público. Via-se que as pessoas seguiam com atenção as peças de Teatro de Rua, com o pano de fundo do Jogo do Pau. Esta ideia e iniciativa veio para ficar. Cada edição é uma oportunidade para melhorar e aprender. Para o ano de 2023 será ainda melhor! Temos novidades a apresentar.

Mas… Tudo isto seria impossível sem o incansável trabalho de equipa que aqui está demonstrado – pelo grupo masculino, pelo grupo feminino, pelas pessoas do Rancho de Arões e pelas pessoas da Move Artes. A nossa equipa foi unida e soube trazer o melhor de si ao serviço da comunidade. Quero agradecer publicamente a todas essas pessoas que, por serem muitas, não posso aqui nomear uma a uma. Mas elas sabem quem são.

Uma feira de artesanato, teatro de rua, música e dança, com destaque para o Jogo do Pau, animaram toda a extensão da Rua da Lage, que os visitantes foram convidados a percorrer para descobrir as tradições da terra.

 

“Na origem desta festa estão as tradições de Cepães, que é uma terra milenar, com uma raiz cultural muito forte no jogo do pau, mas não só. Todo o artesanato exposto faz parte da cultura e tradição deste povo. Todas as recriações teatrais apresentadas foram criadas a partir da antiguidade, usos e costumes da terra, de histórias reais existentes na região”,

explicou Julieta Fernandes, ao Expresso de Fafe.

As lavadeiras, a ‘cata dos piolhos’ e a confusão na romaria, a terminar com o jogo do pau, foram algumas das recriações a animar as noites de sexta-feira e sábado e a tarde de domingo, em modo de ‘festim popular’.

“O teatro é a arte de representar a vida. É muito importante pegar nesta arte, que é do povo, envolver as pessoas e levar-lhes um legado que é delas. É preciso tirar o teatro dos palcos e levá-lo junto da população“, defendeu a responsável pela MOVE Artes, fazendo um balanço positivo do evento. 

Segundo Julieta Fernandes – uma das organizadoras:

Imagens que falam!

Estamos todos de coração cheio e orgulhos do nosso fantástico trabalho. Fica a nossa gratidão a todos os que conosco colaboraram para o sucesso deste evento único, o “Cepães Milenar”. Para o Ano há mais! 

No Domingo o Cepães Milenar teve a visita da reportagem em directo da TVI. Ao longo do evento tivemos a cobertura do “Notícias de Fafe” e do “Expresso de Fafe” – que muito agradecemos!

A Fareja TV fez também a cobertura do evento com este excelente vídeo.