A história do nosso Grupo
O Passado, o Presente e o Futuro neste vídeo-documentário de 2017.
Ao vê-lo, pode perceber a história detalhada do nosso grupo, contada pelos nossos Mestres: José Avelino e Carlos Melo.
Como começaram, com quem, onde. Como eram os treinos, como se formou o grupo, as relações com o restante panorama do Jogo do Pau em Portugal e o estado actual.
Legendas em inglês (English subtitles).
Missão e Visão
A Missão do nosso grupo de Jogo do Pau sempre foi, e será, a de partilhar e manter a Tradição junto dos nossos membros activos.
As técnicas e Jogos deste nosso Jogo Tradicional (Jogo do Pau), chega até nós pela mão dos nossos Mestres, tal como lhes foi ensinada pelos seus Mestres e assim sucessivamente.
É uma tradição cultural que se perde no tempo, com várias gerações de pessoas, característico e único da região de Fafe, mantido com muito amor e jogado de forma séria.
Identidade
Somos um grupo de Jogo do Pau Tradicional, com fortes raízes culturais e com um espírito de grupo muito característico. Além da parte técnica e do jogo, damos bastante importância ao fomento de valores de Respeito, Amizade e Cooperação.
As nossas actividades têm como objectivo envolver o grupo e a comunidade dentro e fora de Fafe.
Passam pela organização do nosso Convívio anual, pelo planeamento das Actuações ao longo do ano, pelos Encontros com outras escolas de Jogo do Pau do país, pela Plantação de árvores de lodão e por iniciativas e Projectos locais, com autarquia e escolas, que visam promover a nossa tradição.
Membros do grupo
Os nossos membros activos (Jogadores) encontram-se sobretudo na região de Fafe, mas também repartidos pela região do Porto. Fora do país contamos com jogadores na Suécia e na Bélgica. Todos, sem excepção, têm o mesmo orgulho de pertencer ao grupo. Todos entendem que o Jogo do Pau é a cultura a preservar.
No Jogo do Pau fala-se com a Vara. Não entra política, religião ou ideologia; o que interessa é seguir os objectivos e identidade do grupo e, o mais importante, comungar da mesma paixão e defesa da riqueza tradicional. Temos por isso pessoas de todos os quadrantes sociais e económicos. No Jogo do Pau, somos todos iguais, como pessoas. É importante a Arte e o Grupo.
Mestres e a Escola
Os nossos dois Mestres e responsáveis – José Avelino e Carlos Melo – têm mais de 50 anos de prática de Jogo do Pau.
Souberam fazer um grupo de Jogo do Pau com qualidade, regras e método; souberam passar valores e tradições.
Graças a tudo isso temos hoje um excelente grupo, quer de demonstrações quer para jogar mais a sério.
Mestre José Leite (“Quéu”)
Os nossos dois Mestres tiveram como mestre principal o Mestre – José Leite – conhecido por Mestre “Quéu”.
O Mestre Quéu ensinou na região de Fafe desde os anos 1920 até aos anos 1980, quando veio a falecer. Era conhecido pelos seus alunos como um jogador leve, muito técnico e muito paciente a ensinar.
Em 2019, em Fafe, por altura do 9º Encontro nacional de Jogo do Pau, foi realizada uma homenagem pelo nosso grupo e entregue uma placa de gratidão à família. Será sempre uma figura incontornável para a cultura de Fafe e tida por nós com muito carinho.
Contra-Jogo pelos Mestres
Em Cepães/Fafe, em 2017, num treino, os nossos dois Mestres mostram a sua perícia e Arte. Já ambos bem na casa dos 60 anos e com mais de 50 anos de experiência no Jogo do Pau.
Actuações
Gostaria de nos contratar para uma actuação do nosso espectáculo?
Entre em contacto, se faz favor.
A arte de “picar”, pelos Mestres
Saber picar, é um dos atributos importantes num Jogador de Pau. Aqui os nossos Mestres picam o Nuno, no Jogo “Um a bater dois”.
Quer conhecer-nos melhor?
O nosso grupo transporta décadas de história. O Jogo do Pau, por sua vez, é uma arte que se perde no tempo, de tão antiga que é.
Sentimos um grande Orgulho pelo que representamos.
Temos uma grande Paixão, que nos dá força para continuar o que até aqui nos chegou: uma herança cultural e histórica.
Veja o nosso presente e passado: