A freguesia de Paços retomou, no passado domingo 19 de Junho, a iniciativa cultural “Camilo em Passos”, que visa perpetuar a passagem do escritor Camilo Castelo Branco por aquela zona do concelho em junho de 1860.
Num conjunto de eventos dedicados à temática «Roteiro Camiliano em Paços”, e com a presença de Antero Barbosa, Presidente da Câmara Municipal, Paula Nogueira, Vereadora da Cultura, e de Joaquim Barbosa, presidente da Junta de Freguesia de Paços, a tarde arrancou com o lançamento da primeira pedra do Centro Interpretativo “Camilo em Passos”, um projeto que acolherá uma exposição permanente com a vida e obra do escritor, um espaço educativo com uma forte componente pedagógica direcionado para crianças e grupos escolares, que fará ligação a uma área exterior que contará com um parque de leitura, baseado na exploração divertida da literatura e da língua portuguesa.
Seguiu-se o percurso literário “Passos de Camilo”, que incluiu uma visita aos painéis do Roteiro Camiliano em Paços, com relatos, histórias, recriações teatrais e momentos que evidenciam a passagem do escritor Camilo Castelo Branco pelas terras de Fafe. Já na Quinta de Santo António do Pombal, houve uma merenda camiliana, onde se destacou a queijadinha de laranja, realizando-se ainda o desfile das figuras públicas de época e o baile de época Santo António do Pombal com músicas e dança. Foi aqui que o nosso grupo de Jogo do Pau abrilhantou a festa, recriando algumas das passagens descritas por Camilo sobre o Jogo do Pau em alguns dos seus textos.
A iniciativa foi um sucesso, tendo contado com cerca de 450 pessoas no percurso pedestre literário e mais de 600 pessoas na Quinta Santo António do Pombal.
O nosso grupo de Jogo do Pau agradece mais uma vez o convite endereçado e manifesta o seu orgulho por participar nas actividades culturais locais, sendo que o Jogo do Pau é já de si parte dessa mesma cultura local. Uma tradição viva!